28 de maio de 2014

Tech and the City - O tal do celular... pra que? pra quem?

Bom, você já deve ter percebido - se for deste mundo - que hoje em dia 'todo mundo' anda com celular. Fala ao celular, ouve música no celular, troca mensagem com os amigos (e com os que nem conhece também), tira foto de tudo e posta no instagram usando hashtag #instaqualquercoisa e tira fotos inclusive dos exercícios no quadro negro[verde/branco], das apresentações nos seminários e eventos que participa...

Eu [confesso que já tirei fotos em eventos dos slides que julguei interessantes] acompanho vários eventos acadêmicos e o que mais vejo ultimamente são pessoas fotografando cada slide da apresentação dos palestrantes. Aí me pego pensando: As pessoas que fotografam tanta coisa (tanto conhecimento, na verdade), mas será que elas olham e usam isso depois?? 

Bem, eu sei que as fotografias que tirei em eventos estão perdidas dentro do chip de memória do meu celular, ou no meu computador. Mas nunca mais olhei...

Aí me pego pensando de novo: Será que isso tudo é uma tentativa de mostrar interesse? Atenção?? Sabedoria??? Bem, nem sei. É tanta foto de tanto celular que fica difícil acreditar que aquele conteúdo todo transformado em bits e bytes vai sair do celular e entrar na cabecinha das pessoas. Não é??

Bom, sem contar no fato de que durante as apresentações as pessoas não desgrudam de seus celulares porque algo muito importante pode acontecer e o aviso vai chegar ali (provavelmente pelo Whatsup). Não dá pra deixar na bolsa, daí, né?!

Então, será que essa ferramenta mágica que substitui alguns neurônios que auxiliariam a guardar as coisas na nossa memória não está deturpando a(s) situação(ões)??? Quer saber: Não! Quem deturpa as situações somos nós mesmos já que ainda não aprendemos a usar estes aparelhos com parcimônia [pelo menos é preferível pensar assim do que pensar que na verdade nós desaprendemos a usar a nossa memória e nossa capacidade cognitiva].

URGENTE: Homem é flagrado observando o mundo real... (Imagem retirada da fanpage da Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar sua opinião e/ou contribuir com o Blog?

Comente...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...