22 de maio de 2014

Tech and the City: Não importa onde, nem quando... e nem porquê!

Hoje, estar conectado (à rede) me parece algo tão natural que nem penso mais em porquê eu 'preciso' acessar a internet todos os dias. É algo como um ritual: acordo pela manhã (despertado pelo celular); verifico o horário e já as mensagens de texto [os 'bom dia' das pessoas que amo que fazem meu dia começar melhor] e também o sinal de mensagens no whats, no facebook, no email, e afins. Aí meu dia começa... Mas não para por aí, porque no restante do dia cada minuto vago é válido para bancar o fã de BBB e dar aquela espiadinha no celular pra ver o que rola pela rede. E pra dar essa espiadinha não tem hora e nem lugar: é na fila do supermercado, é no ônibus, em sala de aula (no caso dos alunos né?!, porque nós professores não podemos nos dar a esse luxo, ou podemos??), enquanto aguarda para ser chamado no dentista, e em muitas outras situações que eu sei que você também usa seu celular pra se manter superconectado... 

Mas ultimamente tenho começado a pensar sobre essa questão e tentado refletir no porquê dessa necessidade - não só minha, mas de dezenas de pessoas que conheço - de estar conectado. As vezes parece que algo muito importante nos aguarda na rede, mas na verdade estamos, muitas vezes, apenas vendo mensagens alegres e fofoca no facebook

E pensar nisso me incomoda. Se eu perco tanto tempo assim vendo inutilidades, o que pode estar sendo negligenciado no meu dia a dia?

Bem, juntando essas indagações com uma série de teorias sobre o desenvolvimento tecnológico [resultado de meus estudos no doutorado], comecei a colocar no papel alguns pensamentos sobre a tecnologia e a sociedade [ah é, essa é a linha de concentração do programa de pós-graduação que estou fazendo], buscando em primeiro lugar compreender meu papel nesse processo de desenvolvimento e depois entender como isso vem afetando meu cotidiano, positiva e negativamente.

Alguns resultados desse processo eu pretendo colocar aqui, assim você pode acompanhar e me ajudar com suas ideias, porque afinal de contas: duas cabeças pensam melhor que uma! Então, welcome to the tech jungle, e vamos ver o que é que viemos fazer aqui!

Até breve.

Um comentário:

  1. Oi Rô! Adorei essa ideia sua! Eu não sou tão conectada, às vezes até tento e passo por uma fase que quero sempre ficar verificando redes sociais, mas essa fase logo passa e eu não tenho mais paciência para elas... Não sei porquê, mas aposto que sua pesquisa será muito interessante! Boa Sorte!

    ResponderExcluir

Quer deixar sua opinião e/ou contribuir com o Blog?

Comente...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...