24 de abril de 2014

Pessoas e estratégias...

Ao falar sobre a inteligência organizacional, não consigo parar de pensar que estamos acima de tudo falando de pessoas. Pessoas que têm as mais variadas formações, expectativas, interesses, gostos, etc... E aí, como falar de gente tão diferente? Como buscar usar o potencial de gente tão diferente dentro de uma empresa?

Pois bem, essa não é uma tarefa fácil e que seja alcançada em dias, meses... Isso leva tempo, primeiro porque é preciso compreender a empresa em todas as suas nuances, depois é preciso verificar se a estratégia da empresa está disseminada entre todos os seus membros, depois é preciso incluir os membros nas decisões organizacionais, depois buscar compreender as pessoas (não necessariamente nessa ordem) e como elas se veem dentro de uma empresa.

O que os colaboradores esperam das organizações onde trabalham? E o que, de fato, as empresas esperam de seus colaboradores?

Bem, deixar o dito pelo não dito e acreditar que todos terão um mesmo pensamento sobre as estratégias da empresa e suas expectativas com relação aos colaboradores é algo que não pode acontecer. É preciso que estas informações sejam formalizadas e amplamente difundidas para que se crie um 'espírito' comum sobre os rumos que as empresas pretendem trilhar.

E quando falamos em inteligência organizacional precisamos ter em mente que uma organização é formada por pessoas e depende delas para seu desenvolvimento. Assim, um processo decisório, por exemplo, deveria no mínimo envolver um grupo de representantes dos colaboradores e demais públicos diretamente envolvidos com a empresa para que os posicionamentos adotados apresentem alguns dos pensamentos e anseios desses públicos.

Desta forma, vemos que é preciso pensar em políticas organizacionais que direcionem a atuação das pessoas para um mesmo objetivo. Além disso, incutir essa busca por objetivos comuns na cultura das empresas é fator que deveria ser considerado por dirigentes e representantes institucionais para buscar alcançar uma integração entre todos os públicos de uma organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar sua opinião e/ou contribuir com o Blog?

Comente...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...