26 de fevereiro de 2014

Ambientes Wiki e Colaboração na Rede

Pergunta para os leitores em geral: Quem nunca digitou algum texto no google e como resposta encontrou o site Wikipédia?

Pergunta para os leitores estudantes/acadêmicos: Quem nunca utilizou os textos e conceitos apresentados na Wikipédia para resolver/responder/elaborar seus trabalhos?

Pois bem, a Wikipédia é uma plataforma virtual que apresenta aos usuários da rede uma infinidade de textos informativos sobre os mais variados temas. Essa plataforma surgiu no intuito de reunir textos e conhecimentos tornando-se uma espécie de enciclopédia "coletiva universal e multilíngue" [palavras do próprio site].

Hoje, usamos no dia a dia essa enciclopédia para poder realizar as mais diversas atividades, ou mesmo a título de aprender um pouco mais sobre determinado tema... No entanto, a Wikipedia ainda enfrenta a crítica, no meio acadêmico, de 'não ser um site de conteúdo confiável'. 


Ao meu ver, essa é mais uma questão cultural do que um fato, tendo em vista o aumento na qualidade dos textos e artigos escritos na plataforma. Porém, a característica do texto científico difere das características essenciais da wikipédia, exigindo uma série de parâmetros e normas para que seja considerado um texto científico, e, principalmente, que tenha a qualidade, cientificidade e originalidade esperados para este tipo de redação.

Mas e por que a crítica? Bem, pelo fato de a Wikipédia, por uma característica de base da sua constituição, não possuir um autor definido para seus textos, muitas vezes não podemos atribuir o conteúdo ali expresso a alguém em específico, como exigem os trabalhos acadêmicos/científicos. Isso, como uma característica da política do site, mantém o modelo original pautado na colaboração e no bom senso dos usuários - que devem observar determinadas normas para postar conteúdos e alterar os já existentes na plataforma - idealizado para este tipo de plataforma de conteúdo.

Mesmo assim, o fato de não ter um autor definido (embora atualmente vários artigos já tragam citações apontando os autores que detém determinadas posições sobre os mais variados temas) não implica a não veracidade dos textos ali apresentados. Podem ocorrer erros, e mesmo algumas divergências conceituais, porém, a maioria dos textos publicados na Wikipédia fornece informações corretas sobre os assuntos abordados.

O que sugerimos, enquanto profissionais da educação e pesquisadores, é que ao realizar uma consulta e utilizar um texto da internet e de sites wiki como base, que se busquem novas fontes dessa informação. Desta forma, a Wikipédia, ou outros sites com base no conceito Wiki, pode ser um ponto de partida para adentrar mais a fundo no conhecimento acerca de determinado tema.

Vale ainda ressaltar que ao utilizar qualquer tipo de texto ou material que não seja seu, é necessário seguir as normas de citação de trabalhos, garantindo o direito a propriedade intelectual de quem escreveu o material original e garantindo assim a originalidade do seu texto (mas isso é assunto para uma outra postagem)...

E você, já utilizou alguma plataforma Wiki?

PS: Aqui você encontra os cinco pilares da Wikipédia, que dão origem aos princípios fundadores da plataforma. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar sua opinião e/ou contribuir com o Blog?

Comente...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...