18 de julho de 2012

Empresa orientada para o Marketing

Você já deve ter ouvido expressões como: "A Empresa X trabalha de maneira orientada para o cliente, buscando atender as suas necessidades e promover qualidade em seus serviços"; "Trabalhamos com uma orientação de Marketing, buscando satisfazer nossos clientes e consumidores"; entre outras...

E o que isso significa?

Pois bem, significa que a organização em questão adota uma postura de atuação com foco no cliente, em suas necessidades e anseios, em seus desejos. É uma forma de a organização buscar compreender o que se passa na cabeça de seus clientes, transformando isso em produtos e serviços que, talvez, eles nem sabem que 'precisam', mas que se postos à disposição esses clientes estarão dispostos a comprar e/ou consumir.


Souki (2008, p. 35) nos apresenta uma definição das empresas orientadas para vendas e de empresas voltadas para o marketing, conforme segue:

"Orientações voltadas para vendas acham que o consumidor não consome espontaneamente. Seus gerentes concentram seus esforços em promoções agressivas e vendas. A meta é vender o que se produz, e não produzir o que o mercado deseja comprar".

"Empreendimentos direcionados para o marketing focam sua atenção nas necessidades e desejos dos clientes. Depois de identificadas essas necessidades e desejos, a empresa parte para satisfazê-los de forma mais eficaz que a concorrência".

Dois contrastes, não é mesmo??

Agora imagine você - O que lhe daria mais satisfação: 'uma promoção de algum produto comum, mas que esta custando pouco e que pode lhe servir para alguma coisa'; ou 'um produto/serviço que atende seus anseios/necessidades/expectativas que foi desenvolvido pensando em você' ??

Não sei se para você é assim, mas para mim e outras muitas pessoas que conheço, encontrar um produto/serviço que atende nossas necessidades é muito mais satisfatório do que comprar algo que 'talvez sirva' por um preço menor... 

E se é assim, por que não buscar direcionar suas atividades para o seu público-alvo? Você sabe exatamente o que eles precisam? E se sabe, o que você está fazendo para lhes proporcionar isso?? [refletir sobre tais questões é um dever de casa eterno para o bom profissional e para as boas empresas]

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Referências

SOUKI, Ômar. Paixão por Marketing: o fantástico diferencial dos gênios. São Paulo: Landscape, 2008.

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